top of page

COMO O AUTÔNOMO PODE GARANTIR SUA APOSENTADORIA?

  • Foto do escritor: Arno Palason
    Arno Palason
  • 9 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

ree

Segundo o IBGE, se enquadram nesta categoria quase 25% da população brasileira economicamente ativa, como é o caso de funções como diarista, manicure, representante comercial, babá, pintor, encanador pedreiro, entre outros.


São aqueles trabalhadores que exercem atividade remunerada por conta própria, e por não possuírem um vínculo empregatício as contribuições previdenciárias devem ser feitas obrigatoriamente pelo próprio trabalhador, mas na prática nem sempre isso acontece.


Assim, nosso objetivo aqui é alertar para a importância desses recolhimentos, seja para garantir ao trabalhador o direito aos benefícios previdenciários, como auxílio-doença e pensão, sobretudo para fins de aposentadoria.


Ou seja, para um profissional autônomo garantir sua aposentadoria, a única maneira é manter em dia os recolhimentos previdenciários através da Guia da Previdência Social (GPS), emitida pelo Meu INSS ou adquirida em papelarias ou bancas.


O preenchimento manual do carnê exige ainda mais atenção: às alíquotas, código da contribuição, além de conferir a autenticação bancária para que não seja desconsiderado nenhum pagamento, como infelizmente já vi acontecer dezenas de vezes.


Outro detalhe importante: Guarde muito bem as guias, em local seguro e adequado para não acontecer rasuras, deterioração, ou sofrer com as intempéries. A sua garantia de aposentadoria e outros benefícios estão nestes documentos. Guarde com todo o carinho e atenção.


Para mais dúvidas, procure um profissional especializado.

Comments


bottom of page